O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Austrália inova contra a Lgbtfobia



No final de agosto, o Ministro da Saúde lançou na televisão australiana dois vídeos para combater a homofobia.

Até aqui, apesar do reconhecimento da devida intervenção do estado, nada demais.

A excepcional diferença, digna de registro, fica por conta do conteúdo.

É que os vídeos denunciam a existência da prática velada de homofobia presente nas escolas, clubes desportivos, locais de trabalho e outros lugares públicos. E mais, a campanha centra-se na necessidade de haver uma resposta não só de quem sofre a homofobia como também daqueles que a testemunham.

Segundo o Ministro da Saúde Mental, Maria Wooldridge, o desafio é que todos possam entender que têm responsabilidade de agir contra a discriminação motivada na homofobia.

A página em http://www.notohomophobia.com.au auxilia o cidadão a se informar, encontrar apoio e agir, contendo toda a informação relevante, recursos e contatos em um só lugar. 

A Porta-voz, Anna Brown, afirma: "Todo mundo concorda, não há lugar para o racismo ou o sexismo na Austrália moderna. Homofobia, bifobia e a transfobia não são diferentes. Assédio homofóbico não é aceitável e, muitas vezes ilegal. Precisamos parar o assédio e os danos que causam aos nossos amigos, membros da família e vizinhos."

Excelente exemplo para campanhas daqui. Denunciar a discriminação velada ou não que ocorrem em espaços públicos cotidianos e chamar a todos, vítimas ou testemunhas, independente da orientação sexual, a responsabilidade, instigando a uma imediata reação.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin