O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Casamento histórico: Stig Elling e Steen Andersen celebram casamento numa Igreja convencional da Dinamarca – E Igrejas manifestam orgulho.


Stig Elling e Steen Andersen, companheiros há 27 anos, na manhã desta sexta feira de sol, pouco antes das 13 horas, chegaram a Igreja Frederiksberg para serem um dos primeiros casais gays do país consagrados.


- Até onde eu estou informado, somos os únicos hoje. Tinha realmente imaginado que existiriam vários. Mas eu estou contente que nós podemos andar orgulhosamente pelo corredor juntos, e assim pavimentar o caminho para outros.

Para Elling e seu marido, era importante marcar o casamento para o primeiro dia em que o novo ritual poderia ser celebrado.


- É antes de tudo, nosso casamento, mas vejo isso também como uma manifestação, diz ele.


A bênção da igreja, tem sido altamente controversa, e um número de sacerdotes dinamarqueses e vários bispos têm sido profundamente cético em relação ao novo ritual, onde homens gays serão abençoadas pela Igreja assim como os casais heterossexuais costumam ser na igreja.

 O casal escolheu como sobrenome Elling.

A partir de hoje, 15 de junho, sexta-feira, com a entrada da lei em vigor, os casamentos homossexuais passam a ser uma realidade na Dinamarca e em todo o país várias igrejas estão mostrando as cores do arco-íris.

Charlotte Cappi Grunnet, ministro da Igreja St. Thomas em Frederiksberg, disse que era maravilhoso poder finalmente comemorar. Disse: 'O fato dos sacerdotes terem sido impedidos de realizar casamentos de pessoas do mesmo sexo era uma violação a fé cristã, ao amor e a igualdade dos seres humanos. Até agora estávamos obrigados a tratá-los como se o amor deles fosse de segunda classe e inferior ".

Para não infringir a liberdade religiosa, nos termos do artigo 9 º da Lei dos Direitos Humanos, as igrejas estarão livres para não realizar casamento de casais do mesmo sexo, se assim  desejarem. No entanto,  estarão obrigados a ajudar ao casal a encontrar um padre que o realize.

Isso não impediu que várias igrejas celebrassem a legislação, com bandeiras do arco-íris ou pendurando faixas de apoio.
Stefanskirken, uma igreja em Copenhague, pendurou a bandeira do arco-íris fora de suas portas e também saudou a nova lei com um cartaz dizendo “O amor não conhece sexo - Parabéns Dinamarca ".

No domingo, 17 de Junho, várias igrejas acolherão serviços e eventos em comemoração. Pouco antes do meio-dia, em Copenhague, balões com cores do arco-íris serão lançados em múltiplas igrejas da área.

A Dinamarca é o oitavo país na Europa, juntamente com a Bélgica, Suécia, Noruega, Espanha, Portugal, Islândia e Holanda, a decretar o direito a plena igualdade no casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin