O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 11 de dezembro de 2010

Dia Internacional de Direitos Humanos: TV Globo, versão Colorida e Cidadã


No Dia Internacional dos Direitos Humanos a TV Globo fez sua parcela.

Uma parcela generosa.

Em dois programas com públicos distintos denunciou a homofobia, aquela que o nosso Congresso Nacional insiste em negar a existência e proteção.

Malhação

A mais importante, a meu ver, porque dirigido a galera jovem, ocorreu na MALHAÇÃO, trazendo à baila a explicação do significado do termo HOMOFOBIA.

O professor Odilon (Marcos Winter), diante dos alunos agitados por conta de um cartaz com propaganda de uma Parada Gay, percebendo a discriminação fez um belíssimo e didático esclarecimento sobre a homofobia.

Mostra ainda a angustia do personagem Cadu (não consegui descobrir o nome do ator). Trata-se do aluno gay que colocou o polêmico cartaz e que, em consequencia, sofre violência moral pelos demais colegas da escola. Termina o capítulo com homofóbicos tentando partirem para violência física, tudo por conta da orientação sexual do mesmo.

Na mesma MALHAÇÃO há uma personagem, Duda, interpretado por Nathalie Jourdan, que apesar de não ter definido sua orientação sexual como lésbica, possui traços que conduzem a essa conclusão e que, por conta disto, sofre toda sorte de preconceito.

Duda não é necessariamente lésbica, mas denuncia todo preconceito que sofrem as mulheres que não atendam a expectativa da feminilidade esperada pelos demais. Ela possui um blog com vídeos e nela o personagem se revolta com a discriminação sofrida pelo colega gay, Bruno.

Realmente vale a pena assistir a estas duas cenas, que abaixo reproduzo:








Globo Repórter

À noite, para outro estilo de espectador, o tema HOMOFOBIA volta ao centro das atenções. Agora não é mais ficção, mas vida real.

Dá agonia ver as declarações de Felipe Capozzi e o sofrimento que ele e sua mãe passaram juntos durante o período escolar.

Clama por atenção duas partes:

A primeira na qual ele retrata o desespero e sofrimento de ter que ir a um local (colégio) para somente sofrer e saber que teria que retornar no dia seguinte. Muitas vezes se dirigia ao colégio chorando e voltava de lá chorando.

A outra, reflexiva e contundente, próprio de quem sofre na pele a discriminação, joga na cara a desvantagem que levam os homossexuais quando a questão é preconceito. Felipe faz uma comparação entre a realidade do preconceito sofridos por homossexuais e negros:


“Diferentemente do racismo, o negro sofre preconceito na rua, mas em casa ele tem todo um acolhimento. Os gays não. Eles sofrem preconceito na rua e, muitas vezes em casa, eles são mais reprimidos ainda”.

O programa também apresenta outro homossexual, Gílson Rodrigues, que mora no Rio de Janeiro, tem 19 anos, é universitário e foi buscar algum apoio para sua autoestima na ABIA. Gilson também declarou:


“Desde criança, eu sou zoado na escola de gay, de veado e sofri bullyng, às vezes, até de apanhar e de sofrer ameaças”.

O psicólogo Veriano Terto Júnior, coordenador-geral da Abia, ao comentar o caso dos Gilsons da vida, advertiu a quem lhe assistia: “É o que a gente sempre disse: falar, cada vez mais abertamente sobre sexo nos ambientes, nas escolas, para que a gente consiga ter mais uma oportunidade de mudar certos valores, que são valores de intolerância, valores de repressão que só tem resultado em mais violência, em mais morte, em mais exclusão, apenas porque as pessoas transam, amam diferentes umas das outras”.

Assista aqui:




Arnaldo Jabor – Jornal da Globo

Embora a crônica do Arnaldo Jabor tenham ocorrido há poucos dias atrás, não posso de deixar de incluir aqui seus provocativos comentários. Ele afirmou que os agressores de gays são solitários e desamados por mulheres e homens. O melhor foi sua sugestão para que os homofóbicos fossem para o Irã, afinal lá o presidente garante que não têm gays. Impagável, confira:




Neste dia que se comemora internacionalmente os DIREITOS HUMANOS, fica aqui meus agradecimentos a Rede Globo de Televisão pela sua contribuição na construção da cidadania, através da informação.


Fontes:
http://malhacao.globo.com/malhacao/2010/12/10/cadu-confessa-que-foi-ele-quem-colou-os-cartazes/
http://malhacao.globo.com/videoblogdaduda
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/12/lidar-com-o-preconceito-e-desafio-para-os-pais.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin