O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Será que os LGBTs nova-iorquinos estão com a razão?



Em termos de exercitar a cidadania e lutar por direitos estamos anos luz de distância dos países desenvolvidos e até de muitos países em desenvolvimento, basta comparar o Brasil com nossos vizinhos. Por isso, apesar das culturas diversificadas, tento observar as diferenças existentes no comportamento dos movimentos LGBTs.


Porque olhar o vizinho ao invés do próprio umbigo? Simples, porque a maioria deles conseguiu obter algum direito no Legislativo, enquanto aqui, ainda que existam projetos, somos surpreendidos apenas com o retrocesso nas novas leis do Congresso Nacional.


Nossas vitórias são as obtidas no Judiciário. Qualquer dia, e falta pouco para isto, não será surpresa se o Congresso Nacional aprovar uma lei da bancada evangélica e católica proibindo de forma expressa e inequívoca, por exemplo, a adoção por casais homossexuais. Quando isto ocorrer até mesmo o Judiciário terá dificuldade de nos conferir tal direito, já que os juízes estão adstritos ao cumprimento da lei, o que pode ensejar um longo tempo necessário para declarar a inconstitucionalidade de normas do gênero.


Diante do fato inaceitável da Militância LGBT nacional não ter conseguido, até hoje, obter uma lei sequer favorável aos LGBTs, fui em busca da atuação dos movimentos internacionais. E, evidente, me dirigi ao site norte americano Advocate, após ler na web a notícia da prisão de quatro militantes LGBTs em Nova Iorque.


Lá, muito mais que aqui, o movimento pega fogo, pois está municiado de cidadãos mais conscientes de seus direitos e também mais estruturados economicamente. No entanto, enfrentam na mesma proporção uma sociedade civil muito mais conservadora e puritana, onde a religião e a maioria dos ideais republicanos encontram adeptos ferozes.


Nos EUA está próximo do período do dia dos namorados e ativistas LGBT do grupo QUEER RISING organizaram uma manifestação levando mais de vinte casais do mesmo sexo para solicitarem licenças para casamento, as quais foram rejeitadas.


Uma lésbica, Natasha Dillon, encabeçou o discurso de manifestação, com quatro manifestantes acorrentados que trancavam a entrada do escritório. Alan Bounville, Jake Goodman, Justin Elzie e Gabriel Yuri Bollag foram presos em razão deste bloqueio da entrada para o gabinete.


Segundo entendi, essa forma de manifestação parece ser nova e tem uma proposta diferente. É que o grupo afirmou descontentamento com os anteriores métodos utilizados na luta pelo casamento do mesmo sexo e disse que seu grupo pretende traçar diferentes estratégias para a luta. A justificativa é simples, estão cansados de seguir a orientação de atuarem com a política de bom moços, até hoje sem sucesso. Alegam ser esta uma estratégia falida.


A idéia agora seria estimular e encorajar as pessoas LGBT e os aliados simpatizantes a passarem para “ação”. Deram um basta a sustentação da luta pelo direito ao casamento pelo voto a uma pessoa e, ainda segundo eles, nem adianta pressionar o governo com ameaça de voto. "Nós temos realmente que fazer muito mais", afirmam eles.


Os comentários apóiam a atitude do grupo, inclusive, há quem lembre que os negros também precisaram agir desta forma para serem reconhecidos nos EUA.


O que vi no vídeo foi um gato pingado de pessoas LGBTs (lembrando até algumas manifestações de ONGs nacionais), e um número igual ou superior da força policial. De qualquer forma, fez barulho na gélida cidade e produziu o efeito esperado pelo grupo, que se disse satisfeito.


Será que os LGBTs nova-iorquinos estão com a razão?


Não sei se a específica estratégia de ação foi boa. Mas já disse e repito aqui, sinto o mesmo que eles, falta “ação”. Já passou da hora do Movimento LGBT deixar de dar e receber tapinhas nas costas de políticos e passar a encabeçar atuações firmes, pragmáticas e organizadas.


Vídeo do protesto pode ser assistido abaixo.






Fonte: http://www.advocate.com/News/Daily_News/2010/02/12/Valentines_Protest_Results_In_Four_Arrests/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin