O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O "DISQUE DISCRIMINAÇÃO LGBT" DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO É UM MISTÉRIO OU PARA INGLÊS VER!

Hoje gostaria de indicar a leitura de um blog muito inteligente, chama-se "COMER DE MATULA - Cooperação e compromisso" no link http://comerdematula.blogspot.com/.

Quem mora no Rio de Janeiro não pode deixar de ler o seu último post, no qual Rita Colaço, autora do blog, indica todo o caminho das pedras para os cidadãos fluminenses em relação as proteções legais existentes para o cidadão LGBT, e o que fazer em caso de desrespeito.

Apesar dos esforços empreendidos pela Rita, ela ainda não conseguiu desvendar um MISTÉRIO, o local onde consta NO SITE DO GOVERNO ESTADUAL o "disque homofobia" ou "disque discriminação LGBT" anunciada pelo Superintendente Cláudio Nascimento Silva* (antigo ativista do Grupo Arco Iris) em entrevistas na mídia desde o ano passado, o qual responde atualmente pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos.

Esta Superitendência é o órgão responsável pelas questões LGBTs na esfera estadual, a qual se encontra inserida na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos - SEASDH que possui como Secretária de Estado a Benedita Souza da Silva Sampaio, conhecida pela população como Benedita da Silva**.

Rita encaminhou um e-mail pessoal para o Superintendente Cláudio Nascimento o qual a respondeu com a transcrição de uma página da estrutura daquela Secretaria, mas não com a indicação do tal DISQUE homofobia (assim denominado pela Secretária Benedita da Silva, quando anunciou em maio de 2008 sua criação para julho do mesmo ano) ou DISQUE cidadania LGBT (por ele próprio).

É notória a posição hiper favorável do nosso Governador Sérgio Cabral, no que toca as questões LGBTs. Nem sempre reconhecido como deveria e merece, conforme já reiterado aqui neste blog. Mas a Secretária Benedita da Silva, de outro partido e evangélica, não sabemos.

É fato incontroverso que a população LGBT não está habituada a realizar denúncias, o que é absolutamente lamentável, mas mesmo aqueles que desejam buscar seus direitos, certamente, terão muita dificuldade no Portal do Governo de encontrar ali algum amparo ou indicação. Na busca do portal se forem solicitadas as palavras "homofobia" ou "LGBT" a resposta será que inexiste qualquer ocorrência.

No entanto, fácil é encontrar o disque denúncia "intolerância religiosa" e "racismo", entre vários outras categorias de minorias.

Também enviei correspondência eletrônica para o Superintendente Cláudio Nascimento solicitando o telefone em questão e ainda não obtive qualquer resposta.

Neste caso, tenho consciência que não devo e nem posso ir reclamar ao Bispo. Imagina se fosse uma situação de emergência!
* (Foto de Claudio Nascimento:
** (Foto: José Meirelles Passos/Agência O Globo)



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin