O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A INTERFERENCIA DA WEB NO JORNALISMO E, CONSEQUENTEMENTE,, NA SOCIEDADE

Apesar de ser autor deste blog, me questiono sobre a importância do jornalismo e as conseqüências que podem ocorrer em razão desta atual disseminação de blogs.

Não sou tão altruísta. Não quero deixar de ser lido e nem visitado, mas tenho alguns receios.

A informação é a principal base da formação de uma pessoa. Através dela se faz a conscientização daquilo que ocorre a nossa volta e, muitas vezes, conduz as transformações sociais que se fazem necessárias.

A informação é algo de extremo valor e deve ser cada vez mais valorizada. Por isso o questionamento.

A empresa jornalística traz notícias e, em regra, os blogs trabalham nas notícias por ela dadas. Até aí, tudo bem, se preservada a fidedignada da informação e as opiniões (e palpites) forem bem delineadas com intuito de se distinguir uma da outra.

Sob esta perspectiva, os blogs e twitter da vida podem até contribuir com a informação, mas tenho receio que estas novas atividades "modernas" estejam interferindo na comunicação em massa, papel principal do jornal.

Se a população se habituar a leitura instantânea, resumida, e comentários de blogs, os quais se dão de forma tão espaça e diluída, como ficará aquele papel tão importante de impulsionar a sociedade para transformações necessárias?

A informação concentrada em alguns veículos jornalísticos viabiliza a distribuição em massa, mas como fica essa massa com a informação distorcida, incompleta e cheia de opiniões, lida apenas por alguns num dos inúmeros e inimagináveis de sites, blogs e etc existentes?

Hoje com twitter é fácil saber o que está ocorrendo agora no Haiti, mas nada se compara a informação advinda de um profissional que se preparou para exercer tal atividade, com a tentativa de passar só a informação e ser imparcial, publicando-a após sua efetiva confirmação.

Parece balela, e pode até ser, mas nossa cultura está se transformando, mesmo aqui no Brasil. Hoje é fato que mesmo numa das formas mais mastigada de “informação” - programas de televisão - as audiências só fazem cair abruptamente. Talvez a substituição se dê através do jornalismo na web, quem sabe... mas até onde os blogs e adjacentes invadiram esse espaço?

Muita informação junta (web) e quase nenhuma consubstanciada seria o caos social, especialmente para a busca do exercício de direitos.

Talvez esteja sendo exagerado e dramático, afinal eu mesmo leio jornal.


imagem extraída do site redesolvaybrasil.ning.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin