O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades.


domingo, 28 de junho de 2009

Os quarenta anos do evento Stonewall e o Brasil


No mês de junho gays, lésbicas, travestis e transgêneros comemoram no mundo inteiro o dia do orgulho gay. A origem foi a famosa rebelião de Stonewall, que marcou o início da liberação gay e aconteceu há 40 anos atrás, em Junho de 1969.

Coincidência ou não, o Dia do Orgulho Gay, nasceu no mesmo dia em que morreu Judy Garland, ícone da comunidade gay daquela época, a qual atuou em "O Mágico de Oz", sonhando com um mundo melhor, além do arco-íris.

Como se sabe, no dia 28 de junho de 1969 o bar Stonewall foi local de mais uma investida policial - sob a alegação de falta de licença para a venda de bebidas - e todos os travestis que se encontravam no bar foram recolhidos. Mas, ao contrário das outras vezes, as pessoas que foram liberadas pela polícia resolveram resistir - em solidariedade aos que foram presos - e não arredaram mais os pés dali. Começou aí o orgulho gay e a conscientização que precisavam lutar por direitos iguais.

Quarenta anos de luta pelos nossos direitos se passaram, mudamos de século e, apesar de hoje o Brasil possuir as maiores Paradas Gays do Mundo e até uma Frente Parlamentar da Diversidade Sexual, ainda não temos NENHUMA LEI FEDERAL que reconheça nossos direitos de cidadão, garanta a nossa dignidade e a dita igualdade.

Todos os projetos de leis existentes, junto ao Congresso Nacional, que cuidam dos interesses LGBTs estão absolutamente parados ou sofrem toda sorte de retaliação por fundamentalistas religiosos que se negam a reconhecer que o Estado é laico, ou pelo menos deveria ser!

Muitos sorrisos, encontros, fotos e promessas e NENHUM DIREITO reconhecido por lei!

Vivemos a sorte de decisões judiciais de nossos Tribunais, que diante do vazio da lei, tentam suprir omissões. Infelizmente, muitos não têm “sorte”.

O descaso dos Poderes Legislativo e Executivo Nacional é um dos maiores responsáveis pelo alarmante índice de assassinatos homofóbicos, muitos deles de brutalidade inenarrável. Negros, índios, estrangeiros, velhos, crianças, mulheres, religiões, animais e plantas, entre outros, mereceram a específica e severa proteção da lei. Homossexuais não!

Neste universo discriminado sou mais um que trabalha e produz, que paga todos os impostos como qualquer outro cidadão. Apesar de ter constituido uma família com meu parceiro há 17 anos, publicamente sabida, pela lei, não somos um casal, não temos os mesmos direitos reconhecidos a um casal. Desejam, de forma indecente, que sejamos reconhecidos tal qual uma sociedade empresarial. Não somos uma empresa, somos um casal!

Esta é a realidade dos LGBTs brasileiros. Vivemos como marcados por um triângulo rosa que nos confere tratamento diferenciado - de subcidadãos -.

Quarenta anos depois, o mundo melhor, além do arco-íris, para nós continua sendo um sonho do “Mágico de Oz” e o Stonewall uma necessidade atual.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin